segunda-feira, 9 de maio de 2016

Cachoeira dos Marques & Toca (praia de água doce) - Piedade do Paraopeba MG

Olá caros amigos,

Venho relatar pra vocês um excelente passeio que fizemos de motocicleta no pequeno município de Piedade de Paraopeba, próxima a BH, (cerca de 47 km de distância).

Partimos de Belo Horizonte pela BR 040 sentido Rio de Janeiro. Logo na entrada de Piedade do Paraopeba já sentimos o ar bucólico e calmo da cidade.

Seguindo o fluxo da estrada, no finalzinho do povoado tem-se uma rotatória, seguimos a esquerda sentido povoado dos Marques em busca da "Cachoeira dos Marques".

Após andar cerca de 7 kms nessa estrada, seguindo apenas reto, chegamos no vilarejo dos Marques. Nos informaram que para chegar na cachoeira devíamos passar por uma cerca e descer (cerca de 100 metros para dentro do terreno), assim que avistássemos uma placa vermelha escrita "área imprópria para banho.

Foi relativamente fácil de achar, paramos a moto embaixo da placa e passamos pela cerca descendo sentido a cachoeira.

A cachoeira tem uma queda baixa mas muito bonita, formando um belo poço em uma clareira. Bom para refrescar e curtir o belo visual do local.

Seguindo viagem, continuamos sentido o povoado de "Aranha". O povoado se encontra cerca de 10 kms do povoado dos "Marques", seguimos em busca de uma praia doce conhecida como Toca, margem do Rio Paraopeba.

Chegando no local a beleza é encantadora, com uma cachoeira muito forte e uma grande faixa de areia, é uma bela vista.

No local, tem um bar do outro lado do rio chamado Toca do Beto, com excelente cardápio, servindo porções tópicas de peixes, fritas, mandioca e opções de almoços.

Para acessar o bar basta chegar em uma tenda na praia que o barco vem buscar o cliente. O único acesso é pelo barco, uma vez que é extremamente perigoso atravessar a nado ou pela cachoeira.

Na volta, não passamos por dentro de Piedade do Paraopeba, seguimos por outra estrada partindo do povoado dos Marques até a 040, chegando no pista de voo livre do topo do mundo. Terminamos a tarde vendo os aventureiros saltando de parapente.

Decerto foi um excelente passeio.