quarta-feira, 6 de abril de 2016

Serra do Rola Moça - Distrito Casa Branca - MG

Olá caros(as) amigos (as),

Esse final de semana dei um passeio no Distrito de Casa Branca em Brumadinho Minas Gerais.

PARQUE ROLA MOÇA

Inicialmente visitamos o Parque Estadual Serra do Rola Moça que é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais  que abastecem a capital.

Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude.  A vegetação diversificada proporciona ao Parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.
O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Para assegurar a proteção destes mananciais, esta área não está aberta à visitação pública.


COMO CHEGAR: Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR- 040 no sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita no Posto Chefão,  segunda rua à direita (Montreal), no bairro Jardim Canadá. Prosseguir até a portaria principal do parque. A distância do Posto Chefão ao parque é de cerca de 3 km, em estrada de terra.

DISTRITO CASA BRANCA - MG

Chegando no Distrito Casa Branca ficamos encantados com o ar bucólico e tranquilo do povoado.
Com diversas pousadas e restaurantes o local é extremamente bom para descansar.
Destacamos como referência gastronômica, o restaurante abóboras que oferece um cardápio diferenciado com uma decoração bem peculiar. 
No fundo do restaurante tem um riachinho e umas redes, após o almoço, pode-se descansar na rede e curtir a natureza.
O ponto fraco é o preço, pois o almoço custa 46,00 por pessoa.
 














Ainda no turismo gastronômico destacamos o restaurante Babá Empório & Restaurante, que com uma decoração bonita e simples, encanta. Almoçamos em uma varanda perto das árvores junto com miquinhos, que vinham pegar comidas nas nossas mãos.
O preço é bem acessível o PF gira em torno de 19 reais e o prato executivo 24 reais.

















Temos ainda o Verde Folhas que além de oferecer um bom restaurante, oferece opções de entretenimento como arborismo, tirolesa, rapel, trapelouco e escalada. Além de também sem uma pousada com excelentes acomodações.





De fato, foi um excelente passeio, muito indicado para moradores e visitantes de Belo Horizonte e região metropolitana, pois pode-se conhecer todos os atrativos sem a necessidade de pernoitar no distrito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário