Esse final de semana tive o prazer de fazer um passeio de motocicleta em São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos em Minas Gerais.
Macacos é um pequeno e agradável distrito, localizado a 25 kilometros de Belo Horizonte , que vem conquistando mineiros e turistas de outros estados que buscam um ambiente tranquilo para descansar e sair da rotina.
Para chegar em macacos basta pegar a BR 040 / 356 e após alguns Kilômetros você verá placas indicando o acesso à São Sebastião das Águas Claras.
Chegando em macacos paramos bem no centro do vilarejo para nos alimentar e foi uma experiência excelente.
Nos bares tinham vários motociclistas, a maioria de meia e terceira idade de Harley Davidson. Alguns senhores montados naquelas imensas Big Trails BMW. Pelo visto parece que macacos desperta esse espírito aventureiro e atrai pessoas do gênero .
Também encontrei muitos esportistas que praticavam trilhas de bicicleta e de moto, além de diversos casais de todas as idades.
Do centro partimos sentido a cachoeira que se localiza próximo ao urangotango´s bar.
É muito perto da entrada da cidade, cerca de 2 kilometros em um estrada basicamente reta, tendo uam bifurcação apenas na escola, onde deve se pegar a esquerda para chegar na cachoeira.
A estrada termina em um riacho onde no nosso caso abandonamos a motocicleta e seguimos a pé.
A trilha é muito simples e pequena, cerca de 10 a 15 minutos andando tranquilamente.
O único problema é que ela não é muito bem demarcada. Recomendo que espere alguém que conheça para ir junto, já que o fluxo de pessoas é muito grande buscando o local, de 5 em 5 minutos passava alguem que estava a caminho.
Porém é bem possível encontrar sem ajuda, nós mesmos encontramos sozinho.
O poço é pequeno e raso, com uma queda de água de aproximadamente 3 metros.
Ocorre que o local é muito agradável e bonito, sendo impossível nadar, mas muito bom para se refrescar e tomar uma ducha natural.
Quando voltamos para o arraial, cerca de 14 horas já estava lotado, com muitos jovens, shows, e muito movimento. Foi excelente.
Onde se hospedar em macacos
Acredite, apesar de pequeno, Macacos tem inúmeras opções de hospedagens, tem pousada em tudo quanto é canto e de tudo quanto é jeito, das mais simples às mais luxuosas. Eu já fiquei na Vilarejo Plus que é excelente, inclusive tem uma matéria completa dela neste mesmo blog.
Link da matéria sobra a pousada
O que fazer em Macacos
Visitar a Capela de São Sebastião
A Capela de São Sebastião foi erguida em meados do século XVIII no centro do Arraial de Macacos. No interior da capela, um singelo acervo com destaque para o Altar-Mor e as diversas imagens em madeira. Em frente a capela há um grande cruzeiro de madeira.
A capela foi completamente restaurada no ano de 1988, preservando suas características originais. A Capela de São Sebastião é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico de Nova Lima.
Fazer o passeio de quadriciclo
A atração mais radical de Macacos é o passeio de quadriciclo, que percorre boa parte do arraial e leva os turistas a uma aventura em meio a mata nativa que emoldura o arraial. Em alguns trechos do passeio, é necessário passar por dentro de riachos, deixando o passeio ainda mais radical.
O passeio dura cerca de 1h30 e deve ser agendado com alguns dias de antecedência, para não correr o risco de ficar sem.
Conhecer a feira livre de Macacos
A feira livre acontece todos os sábados, a partir da 10h no centro do arraial de Macacos.
Comprar artesanato
Tem algumas boas opções pelo arraial. Eu conheci a loja Tiquim de Tudo, que fica no centrinho da vila, alguns metros acima da igreja. A loja tem artesanatos, lembrancinhas, óculos, chinelos e faz até recarga de créditos no celular. Realmente a loja tem “um tiquim de tudo”.
Curtir a grande variedade gastronômica
A gastronomia é um dos pontos fortes de Macacos e há vários restaurantes espalhados pelo arraial, dos mais simples aos mais sofisticados, tem restaurante pra tudo quanto é gosto.
Segue um pequeno vídeo feito por mim:
Macacos é uma excelente opção para sair da rotina.
Encontro você lá!Aloha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário