Sendo uma agradável vila litorânea, pode-se tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra que já tornou a vila famosa no Brasil inteiro. As praias maravilhosas, de areia dourada, céu limpo e águas mornas e suaves são o cenário desse sonho.
Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas. Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila, que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar. Hoje só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.
O cenário da vila é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio-fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência. Nada de carros, nada de axé, nada de funk, nada de rock. Só forró, e forró. Cabelos despenteados, e perfumes do mato. Pulseiras de grãos e brincos de penas. Todas as cores, nenhum cinza. Poeira e grama. Fogueira e capoeira. Sombra de arvores, barraca de palha e areia quente. Não existe um lugar melhor para descansar. Dizem que o tempo, na vila, não existe.
Quando cheguei na vila, me senti totalmente alheio a minha rotina e sociedade. Ali estava uma paz envolvente, era de fato uma fuga da realidade contemporânea.
Vale destacar a total organização do lugar, sem sujeiras, sem lixos espalhados, o cuidado dos guardas e monitores ambientais.
Também foi muito legal ver a convivência harmoniosa dos turistas e dos "hippies" , artesãos e artistas. Todas as pessoas parecem ser ligeiramente alternativas e se entendem, parece que a natureza trás uma paz que ligeiramente aproxima as pessoas.
Saindo no vilarejo e atravessando as Dunas para ir de encontro ao mar é uma experiência
única. Os olhos se perdem na imensidão de areia e depois de uma caminhada, seca e quente vê-se ao fundo o mar, azul e mágico!
única. Os olhos se perdem na imensidão de areia e depois de uma caminhada, seca e quente vê-se ao fundo o mar, azul e mágico!
É comum ver os turistas dançando forró na areia, fazendo brincadeiras como "roba bandeira" e descontraindo em meio a esse paraíso.
A vila é famosa nacionalmente pelo seu forró pé-de-serra, onde promove encontro de forrozeiros do país inteiro. Durante o mês de julho, acontece na vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT).
Na vila, pode-se ficar desde área de camping, em uma pousada ou até mesmo, alugar uma das casas de um pescador. É bem interessante se sentir realmente próximo a uma vida diferente do nosso cotidiano.
Sem dúvidas, Dunas de Itaúnas é um local para se apreciar uma realidade totalmente diferente da nossa rotina!
Nenhum comentário:
Postar um comentário